terça-feira, 27 de março de 2012

José Carlos Libâneo

As Teorias Pedagógicas Modernas Revisitadas pelo Debate Contemporâneo na Educação



   Neste texto o autor trata do embate entre as teorias modernas e as contemporâneas.

   Percebemos que as teorias modernas nos deixaram um grande legado, pois em nome da razão e da ciência se abafam a subjetividade e até a liberdade dos educandos à medida que a razão institui-se como meio de dominação sobre os sere humanos. 
  Se observarmos atentamente perceberemos que as principais ideias pedagógicas contemporâneas em atividade nas escolas são releituras das teorias modernas. 
   Assim, é imprescindível que os licenciados e pedagogos conheçam tanto as teorias clássicas quanto as atuais para que possam se situar na teoria enquanto sujeitos e, mesmo, para que saibam posicionar-se criticamente perante a elas, tendo em vista que postura querem ter como educadores, quais métodos utilizarão...
    O autor menciona ainda o hibridismo que busca a integração do mundo sociocultural e a subjetividade, entre a racionalização e a subjetivação. É imprescindível que o conhecimento se aproprie da experiência sociocultural, especialmente da diversidade cultural que abrirá espaços para a incorporação no pensamento crítico de temas como a linguagem, a complexidade, a valorização das experiências...

  
Conclui-se que é de suma importância que os educadores conheçam tais teorias e suas contradições, pois o trabalho pedagógico pressupõe intencionalidades éticas, políticas, dialéticas que não podem estar desvinculadas do contexto em que o estudante e o próprio educador se encontram, bem como os pressupostos norteadores de suas práticas (aí que entram tais teorias e seu embasamento).
   

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