A EDUCAÇÃO E AS DIFERENTES TEORIAS PEDAGÓGICAS
Pode-se dizer que a Educação é uma realidade em constante mudança situada no tempo e no espaço. Uma realidade educativa está sempre imersa em perplexidades, crises, incertezas, pressões sociais e econômicas, relativismo moral, dissoluções de crenças e utopias.
Visando mudanças qualitativas no desenvolvimento e na aprendizagem dos sujeitos, atuar no campo da educação, enquanto atividade de humanização implica responsabilidade social e ética de dizer não apenas como fazer, mas o quê e como fazer. Por isso pode-se dizer que tais teorias nascem com o intuito de formar sujeitos e identidades.
A pedagogia, objeto de nosso estudo, compreende a prática educativa como uma atividade complexa composta por múltiplas relações e saberes e a investiga. E a didática envolve os meios educativos, dispositivos e métodos de ensino necessários à prática pedagógica. Por isso uma não pode estar desvinculada da outra, ambas devem andar sempre juntas.
MAS, AFINAL, PARA QUE CONHECER AS DIFERENTES TEORIAS PEDAGÓGICAS?
Os professores, pesquisadores, estudiosos e licenciados precisam conhecer as teorias educacionais clássicas e contemporâneas para poderem se situar teórica e praticamente enquanto sujeitos envolvidos em marcos sociais, culturais e institucionais. Outra razão para o conhecimento destas decorre de um posicionamento teórico, segundo o qual, as teorias, os conteúdos e os métodos constituem-se de mediações culturais já construídas na prática e na teoria e que fazem parte da atividade sócio-histórica do campo pedagógico. Assim, essas classificações das teorias são instrumentos mediacionais que possibilitam a formação e esquemas mentais e quadros de referência, fazendo com que o educador opte pela(s) tendência a qual quer aderir.
Estudamos tais teorias, ainda, para que elas nos instiguem a pensar, a questionar “como era a educação e como ela está agora” e como projetar o futuro para que seja possível a abertura de novos horizontes em nossa mente sempre disposta a aprender novos conhecimentos. Poderemos verificar, ainda, como estas se construíram, quais aspectos basearam seu desenvolvimento, o que defendem o que contestam e qual(s) sua influência nos dias atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário